FAC Atividades On-Line reforça caráter de difusão dos mecanismos de fomento – SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA

0
57

Edital vai investir mais R$ 2 milhões em ações pela internet

 

Em apenas 15 de inscrições abertas, o edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) voltado para apresentações on-line recebeu 641 inscrições. A ação, parte do programa Conecta Cultura laçado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa para fomentar o setor cultural durante o isolamento cultural vai investir cerca de R$ 2 milhões na economia criativa do Distrito Federal.

 

O FAC Apresentações On-Line vai beneficiar pelo menos 104 projetos culturais que serão disponibilizados exclusivamente pela Internet. Entre o número total de proposições para o edital, que foi dividido por áreas, foram recebidas 80 inscrições para a produção de webserie/webcanal, 219 para espetáculos online, 107 para festivais/mostras online e 235 para qualificação e formação.

 

Segundo o subsecretário de Fomento e Incentivo (Sufic) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), João Moro, a elaboração deste edital é fruto de um esforço conjunto para trazer soluções ao setor artístico, um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19. Ele explica que toda a equipe está mobilizada para dar celeridade nos processos em andamento. “Além deste lançado em abril, temos trabalhado para pagar em tempo reduzido outros editais, como o FAC Áreas Culturais de 2018, que foi retomado em janeiro”, explica.

 

Outro exemplo deste esforço foi a análise de 460 pedidos de cadastro ou de renovação do Cadastro de Entes e Agentes Culturais (CEAC), item obrigatório para acessar os mecanismos de fomento da Secec como o FAC e a Lei de Incentivo à Cultura (LIC).

 

De acordo com João Moro, o aumento das inscrições para novos cadastros de agentes culturais e, consequentemente, a procura pelos editais reforçam a democratização do acesso aos recursos disponibilizados, gerando assim novas oportunidades culturais neste momento de dificuldades impostas pela crise mundial. Ele também ressalta que a Sufic envidará esforços no sentido de dar maior celeridade à análise e aprovação dos novos inscritos. “Ficamos felizes com a procura pelo edital. Continuamos trabalhando normalmente para atender a sociedade nesse momento delicado, com pagamento dos editais anteriores inclusive,” completa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, preencha seu nome auqi